Desafios da comunicação

Re: Desafios da comunicação

por PAULA SERFINI -
Número de respostas: 0
Ao longo da minha trajetória profissional, percebo que o maior desafio da comunicação estratégica é equilibrar clareza e impacto em contextos e públicos muito distintos. Já me deparei com situações em que a mensagem era tecnicamente precisa, mas não gerava engajamento, e outras em que a narrativa era envolvente, mas deixava brechas para interpretações equivocadas.

No meu dia a dia, identifico dois obstáculos principais:

- Barreiras tecnológicas: nem todos dominam as mesmas ferramentas ou canais digitais, o que exige adaptar o formato e até o ritmo da comunicação para garantir que todos tenham acesso e compreendam a mensagem.

- Diferenças culturais e de repertório: a mesma expressão ou abordagem pode ter significados diferentes para públicos diversos, o que exige uma escuta ativa e constante decodificação antes de transmitir a mensagem.

Uma estratégia que tem funcionado nesse mercado que está em constante mudança é aplicar uma combinação de escuta empática + mensagem objetiva + storytelling direcionado ao perfil do público-alvo. Também adoto o hábito de validar a compreensão, seja com perguntas abertas, seja solicitando um breve retorno sobre o que foi entendido e assim evito ruídos na comunicação.

Acredito que, nas organizações, a comunicação se torna mais eficaz quando há um propósito claro, alinhamento entre líderes e equipes, e a criação de um ecossistema de feedback contínuo. Adaptar a linguagem, o canal e o tom à realidade de cada público não é só um diferencial mas sim uma competência estratégica para gerar conexão, engajamento e resultados sustentáveis.

246 palavras

ACESSIBILIDADE

Cor de fonte Cor de fonte

Tipo de fonte Tipo de fonte

Tamanho da fonte Tamanho da fonte

1

Cor do texto Cor do texto

Font Kerning Font Kerning

Visibilidade da Imagem Visibilidade da Imagem

Espaçamento entre letras Espaçamento entre letras

0

Altura da Linha Altura da Linha